Encontro de Prefeitas e Prefeitos da Amazônia Legal
Caminhos para a COP30

Nesta quarta-feira (23), Belém (PA) se torna o epicentro das discussões sobre o futuro sustentável da região amazônica, a partir das 9h, com a realização do Encontro de Prefeitas e Prefeitos da Amazônia Legal – Caminhos para a COP30.
O evento acontece no Palácio Antônio Lemos e reúne gestores municipais, representantes do governo federal e organizações ligadas ao tema com foco em debater estratégias de desenvolvimento urbano sustentável e fortalecer a atuação dos municípios da Amazônia Legal frente às mudanças climáticas.

No evento, o ministro das Cidades Jader Filho destacou a importância da reunião, realizado pela “Coalizão para o Desenvolvimento Urbano Sustentável da Amazônia”.
A rede foi criada para fortalecer a agenda de ações sustentáveis na região, reunindo representantes de instituições, poder público e de organizações não governamentais.
O prefeito de Belém Igor Normando (MDB) assumiu a diretoria da “Comissão Permanente de Cidades Amazônicas”, função liderada no último ano pela prefeitura de Abaetetuba. A comissão foi criada em 2013 para promover a criação de políticas públicas e também de uma agenda comum.
A Organização do Tratado de Cooperação (OTCA), que reúne países amazônicos em prol do desenvolvimento e proteção ambiental da bacia amazônica, também participou do encontro.


O encontro integra uma mobilização articulada pela Coalizão para o Desenvolvimento Urbano Sustentável da Amazônia (DUSA), como parte do esforço preparatório para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será sediada em Belém, em novembro deste ano.
Ao sediar a COP30, o Brasil — e em especial os estados da Amazônia Legal — têm a oportunidade de apresentar soluções locais para desafios globais, além de atrair investimentos para iniciativas sustentáveis.
Durante o encontro desta quarta-feira, os prefeitos e prefeitas debatem pautas como infraestrutura urbana resiliente, acesso a financiamentos climáticos, justiça social e estratégias de mitigação e adaptação às mudanças do clima.
Estados em pauta da Amazônia Legal
A Amazônia Legal é composta por nove estados: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Juntos, esses territórios representam cerca de 59% do território nacional e abrigam grande diversidade sociocultural, incluindo comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas, além de áreas urbanas com grandes desafios em mobilidade, saneamento, moradia e infraestrutura.