2º ENCONTRO NACIONAL DO PROGRAMA DE COMPRAS PARA SISTEMA ÚNICO DE SEGURANÇA PÚBLICA

A capital do Estado, Belém, é a sede do 2º Encontro Nacional do Programa de Compras Eficientes para o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP). O evento iniciou, na manhã desta terça-feira (27), sob coordenação da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), por meio da Diretoria de Gestão do Fundo Nacional de Segurança Pública, em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia. Na solenidade, Belém recebeu veículos para fortalecer a Segurança Pública do Pará. O governador Helder Barbalho ressaltou a importante parceria entre o Governo Federal e o Governo do Estado.


“Este é um momento relevante de parceria com o Governo Federal através do Fundo Nacional de Segurança Pública, em que estamos recebendo 16 viaturas que estarão colaborando e reforçando a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e também a Polícia Civil, além da lancha que chega para o Grupamento Fluvial, e ainda virão mais três lanchas que estão incrementando o nosso quantitativo, espalhando pelos nossos rios para proteger as comunidades ribeirinhas e as cidades que dialogam diretamente com os rios pelo Pará”, ressaltou Helder Barbalho.
“Além disto, nós temos participado da discussão que permite com que a união dos esforços das secretarias estaduais, com a parceria do Ministério, possam permitir compras competitivas que fortaleçam, cada vez mais, a integração do sistema nacional de segurança, para que chegue mais tecnologia a todas as polícias do Brasil, para que possamos trocar estratégias que possam integrar as ações de combate à criminalidade em nosso país. E, claro, a experiência do Pará, os números do nosso Estado de redução de criminalidade que posicionam o nosso Estado, de forma colaborativa, para servir de exemplo para o Brasil, para que o Brasil esteja seguro e, claro, a Amazônia e o Pará continuem combatendo a criminalidade e garantindo paz para a população”, afirmou o chefe do executivo estadual.




Com o objetivo de apresentar aos órgãos de segurança integrantes do SUSP, as estratégias e iniciativas desenvolvidas pela Senasp, para promover a inovação no processo de contratações e aquisições. Além de, aprimorar e impulsionar as ações do Programa de Compras Eficientes do SUSP, que tem como objetivo otimizar a utilização dos recursos públicos destinados à segurança pública em todos os Estados da federação.
Para a diretora do Fundo Nacional de Segurança Pública, Camila Pintarelli, o Estado do Pará tem demonstrado o que é ser corajoso, ao lidar com a necessidade de reduzir o índice de criminalidade de modo estruturado.
Mais de 180 representantes das forças de segurança pública participam do evento que abordará os eixos: governança das contratações públicas, planejamento estratégico, plano amas, inovações tecnológicas para o Susp, emendas parlamentares e planejamento das contratações, sendo o Programa facilitador e indutor do planejamento institucional, o que aproxima os órgãos de segurança pública estaduais do Governo Federal.


“Nós estamos sediando hoje o Segundo Encontro Nacional a respeito das compras do Sistema Único de Segurança Pública, onde várias ideias, boas práticas, aquisições serão destaques aqui entre 27 unidades da federação estão presentes. O Pará, a gente tem o prazer de poder dizer que é um desses estados que têm boas práticas reconhecidas nacionalmente e é o que a gente vai poder mostrar aqui também. Além disso, hoje estamos recebendo pouco mais de 2 milhões e 600 mil reais em equipamentos da Senasp, entre viaturas e lancha, para que possamos reforçar o policiamento e a investigação de crimes do nosso estado, uma parceria importante para que a gente possa sempre avançar”, afirmou o titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.